O lucro nada mais é do que ganhar mais do que perder, certo? Ou seja, ter lucro é
gastar a menor quantidade possível de quaisquer que sejam os elementos.
E há um lugar em que poucos empresários pensam na hora de obter lucro, que pode
ser uma oportunidade que passou despercebido por você: o transporte
Isso acontece pois estamos acostumados a olhar apenas para a venda, o produto final,
o “quantos % ganhei em cima disso!”, e não em como otimizar mais, isto é, ver outros
campos em que seria possível ganhar – ou deixar de gastar – mais.
Neste conteúdo, você receberá 4 dicas de como inovar no transporte de mercadorias
e, consequentemente, ter mais dinheiro no bolso.
Confira os conselhos que lhe serão dados e preste atenção ao recado que está no final
deste texto.
1- Tenha uma logística inteligente
Essa dica não chega a ser uma inovação, já que as técnicas de logística já fazem parte
do cotidiano de quem trabalha com entregas. A grande “inovação” está na raiz da
palavra, ou seja, na mudança de pensamento.
Isso significa que investir em tecnologia e usá-la na hora da entrega torna o serviço
mais eficiente, pois é possível prever quaisquer deficiências ou gastos supérfluos.
Há uma enorme quantidade de softwares que podem te ajudar com a sua demanda e
dar mais qualidade ao processo de entrega.
2- Ela de novo: a tecnologia!
Como já foi dito anteriormente, as palavras tecnologia e inovação andam juntas.
Além da primeira estar envolvida em softwares, ela também está presente na entrega,
literalmente.
Há empresas em que as entregas estão feitas de um modo não-convencional, se assim
podemos dizer.
A gigante empresa mais valiosa do momento, Amazon, já testou e tem entregas de
mercadorias com drones e serviços de inteligência que deixam a sua compra no carro,
no porta-malas (essa função está sendo testada e tem o nome de Amazon Key).
3- Inovar é fazer o novo com o que já existe
Quando ouvimos a palavra inovação, só pensamos em algo tecnológico, algo surreal
que não se tinha quaisquer ideais de que se fosse possível.
Porém, a inovação também está presente no que já existia e teve algo que a tornou
diferente.
Um bom exemplo disso foi uma inovação em logística implantada pela Coca Cola
Company.
Todos nós sabemos que entregas de coca colas à adegas, restaurantes, e afins é algo
que acontece desde antes de você nascer, muito provavelmente. No entanto, a
empresa notou que durante o horário comercial muitas entregas estavam atrasando
devido ao transito ou a dificuldade dos caminhões de chegar a locais com ruas mais
estreitas e vielas, deixando seus clientes na mão bem no horário de pico.
Por isso, a solução encontrada pela empresa precisava ser tão inovadora quanto ela, e
com isso, a ideia foi implementar triciclos de carga baú surgiu.
Além disso, podem fazer até 25 quilômetros por litros, gerando mais economia do que
encher o tanque de vários caminhões, além de serem muito mais ecológicos.
A versatilidade deste tipo de transporte pode ser usado em diversos tipos de entrega
de mercadorias: sorveterias, petshop, mercado, farmácia, materiais de construção,
bebidas e, até mesmo, pessoas.
Basta ficar de olho no mercado para encontrar soluções diferentes e econômicas,
assim como a Coca Cola fez.
Gostou do material?
Há muito mais dicas para te ajudar no sucesso da sua empresa em nosso mais novo e-
book que foi elaborado pensando no seu lucro e na sua saúde financeira.
Baixe agora mesmo e já comece a ter lucro, afinal, o material é TOTALMENTE
GRATUITO.